Professores, diretores, coordenadores e articuladores de ensino participaram, nesta terça-feira (5), do lançamento e pactuação do Programa Escola 10 municipal, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Piranhas. A ação tem como objetivo planejar a execução das metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o secretário de Educação, Jeocondes Barbosa, o Programa funciona com um amplo regime de colaboração entre o Estado e os municípios alagoanos. “Cada município deve cumprir as metas estabelecidas pelo Estado. Hoje pactuamos as metas municipais, que incluem os índices de aprovação e de evasão escolar. Quanto menos reprovação e evasão as escolas municipais tiverem, mais sucesso teremos com o Ideb”, afirmou.

Jeocondes mencionou ainda que foi estabelecido o prazo de 40 dias para que a rede municipal de ensino possa trabalhar no cumprimento das metas com os alunos. “Estamos trabalhando irmanados para elevar o nível da educação municipal de Piranhas. É um grande desafio, tendo em vista que nossos alunos estão fora da sala de aula há quase 500 dias. Mas estamos trabalhando com carga total, confiantes que iremos alcançar todas as metas”.

Outra novidade dessa pactuação municipal é que a Prefeitura de Piranhas vai premiar professores e alunos que se destacarem nos simulados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Vamos premiar com notebook e tablets os alunos que se destacarem e os professores que colocarem mais alunos nos melhores níveis educacionais. Faremos também uma bonificação para as escolas que atingirem a meta do município”, afirmou o Jeocondes.

Para o prefeito Tiago Freitas, esse é mais um passo importante dado pelo município no fortalecimento da Educação. “Um dos grandes compromissos da nossa gestão é realizar mudanças através da educação. Uma educação de qualidade, inclusiva, que incentive, que tenha valorização profissional e que gere oportunidades para nossos munícipes. Estamos confiantes que essa pactuação será um grande sucesso em nosso município”, disse.

Outubro Rosa: fique atenta aos sinais de alerta